domingo, 4 de abril de 2010

Carta de Apresentação - AC SiNUS 2010

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Alguns sonham em se tornar bombeiros quando crescer. Outros, astronautas e até super-heróis. Eu sonhava em ser Diretora da Agência de Comunicação da Sinus. Não é exagero dizer que me apaixonei por essa simulação à primeira reunião. Desde que participei da primeira AC, em 2006, os 5 dias de Sinus se tornaram para mim, secundarista ou universitária, os mais esperados e aproveitados do ano.

A Agência de Comunicação faz parte da Sinus desde a segunda edição, em 2003. Logo de início e até hoje, ela é vista como uma alternativa para aqueles alunos que querem simular, mas não se interessam pela vida de delegados. A Agência tornou-se um ponto de encontro para os estudantes que querem experimentar a rotina jornalística – das muitas horas de trabalho, aos almoços não almoçados e calos nos pés. E a cada ano, a AC se torna mais querida, mais concorrida e ganha espaço, além do enorme carinho e amizade de todos os participantes. Afinal, “A Gência” se ama.

Acreditem, jornalistas-to-be, a Agência de Comunicação é completamente diferente de qualquer comitê. Somos sempre os primeiros a chegar, os últimos a sair, os únicos a não ter intervalo. Existem os famosos e lendários almoços das quatro horas da tarde, os assaltos aos coffee-breaks anteriormente à entrega do jornal. Temos reunião de pautas, trabalhamos o dia inteiro, incluindo nas festas, nunca sabemos se podemos ou não participar das Olimpíadas, mas nos divertimos além da conta.

Peço licença para copiar um parágrafo do último guia que, para mim, explica com exatidão o que faremos na AC esse ano. “Não é fácil ser um repórter da Agência de Comunicação. O trabalho é duro, e a cada dia é preciso recomeçar. A produção da equipe vem estampada em um jornal todos os dias, é concreta, ganha vida própria nas mãos dos leitores. Assim como as boas matérias ganham destaque, cada erro é visto – e comentado – por todos, e a superação também precisa ser diária. Em todas as edições, após os cinco intensos dias de trabalho, o resultado percebido nos repórteres é um novo olhar sobre o fazer jornalístico, e a vontade de voltar no próximo ano. Ser da AC – dizem – é apaixonante.”

Como meu último diretor descreveu, nossa missão é observar com olhar apurado e poder compartilhar cada ângulo do evento. Nossas armas são os nossos blocos e canetas, e nossas câmeras também. E, além do mais, de que valeria viver um evento como esse sem poder noticiá-lo? Temos a possibilidade e a responsabilidade de dar voz aos personagens dessa simulação.

É com enorme prazer e orgulho que lhes apresento esse guia. O manual foi originalmente escrito pelos diretores da AC em 2009 e adaptado por mim agora, nesse ano. A eles, devo todos os créditos possíveis e muito mais. Cada um e todos me acrescentaram e me ensinaram tanto. Por isso, por tudo, quero agradecer a Gustavo Aguiar, Mariana Muniz, Mariana Haubert, Juliana Nogueira, Camilla Machuy, Bruno Silva, Lucas Doca e Fabiano Bomfim. E por que não voltar às raízes? Agradeço também a Rafael Targino, Fábio Tito, Evam Sena, Liana Lessa e Mel Bleil Gallo. Afinal, sem eles eu não teria continuado. Espero ser para vocês amanhã o que eles foram para mim ontem.

Em 2010, a Sinus firmou uma parceria com a Facto Agência - Empresa Júnior de Jornalismo da Universidade de Brasília. Então, vocês, caros repórteres, estarão em contato com graduandos que já são atuantes na área de assessoria de comunicação. Vão poder aprender junto com a gente, trocar experiências e sofrer da DPS (Depressão Pós-Simulação), a enorme tristeza que o final do evento gera.

Eu, Bárbara Cruz, estarei com meu colega de Facto, Felipe Malta, e seremos os responsáveis por supervisioná-los com o objetivo de produzir o melhor conteúdo possível, garantindo que a participação de cada repórter seja aproveitada ao máximo. É uma missão difícil, mas eu sei o quanto será prazerosa. Na nossa equipe, há pessoas com experiências em ACs e há aqueles que nunca nem ouviram falar em simulação, mas que tem enorme conhecimento a oferecer a vocês. Pois então, que todos aprendamos o máximo um com o outro e que aproveitemos. Essa pode ser a chance de você começar de vez a sua vida de repórter!

Bem-vindos à AC, queridos futuros colegas.

Bárbara Cruz
Diretora da Agência de Comunicação – Sinus 2010

4 comentários:

  1. Que bonitinha, Bárbara! Dá uma saudade gostosa dessa época de simulações! =)

    ResponderExcluir
  2. Com uma carta de apresentação dessas eu fiquei com remorso por não ter saído da vagabundagem no feriado e ir participar também!!

    Sensacional!

    ResponderExcluir
  3. Queridinhaaaa!
    Como vc não me manda uma carta linda dessa?!
    E que delícia saber que hoje vc é a diretora da agência!
    Parabéns por tudo. Muitas conquistas pra você ainda!
    Abs,
    Liana

    ResponderExcluir